Vasectomia
A vasectomia é uma cirurgia que visa a contracepção, ou seja, impedir a gravidez. A cirurgia é realizada através de duas incisões na bolsa testicular e após realizar a ligadura dos ductos deferentes (condutos por onde passam os espermatozoides).
É uma cirurgia de caráter de internação por Day-Clinic (internação e alta no mesmo dia). O procedimento é feito sob anestesia local e sedação juntamente com o anestesista. Apesar de ser um procedimento cirúrgico simples, não deve ser feito no consultório e o paciente deve permanecer de repouso por dois dias.
Por lei, este procedimento de esterilização masculina pode ser realizado apenas em homens acima de 25 anos ou que tenham, pelo menos, dois filhos vivos. Somente após 60 dias da manifestação do desejo e com a capacidade civil plena, o paciente poderá ser submetido ao procedimento (Lei 9.263/96 de 12 de Janeiro 1996).
É importante ressaltar que a cirurgia não interfere na atividade sexual, e não deve ser encarada como uma castração. A vasectomia não interfere na produção hormonal, assim não altera a libido ou com o desempenho sexual.